De acordo com um estudo da Gallup, a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar
Um estudo realizado pela Gallup, empresa global de pesquisas, revelou que as organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo, e a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar.
O levantamento analisou 341.186 profissionais e levou em consideração avaliações baseadas em talentos e fatores como relacionamento com membros da equipe e desempenho financeiro das áreas de negócios conduzidas.
Outro dado relevante apontado é que os líderes respondem por pelo menos 70% da variação nas pontuações de engajamento dos funcionários, ou seja, a liderança desempenha um papel fundamental na produtividade das equipes.
Características de um líder de sucesso
Embora muitas pessoas sejam dotadas de características gerenciais importantes, poucas possuem de fato a competência necessária para ajudar uma equipe a alcançar a excelência e alavancar os resultados da empresa.
Segundo a Gallup, para ter sucesso, o líder precisa:
– Motivar os funcionários a agirem e se engajarem na missão e visão da empresa;
– Ter a assertividade para gerar resultados e a capacidade de superar a adversidade e a resistência;
– Criar uma cultura de responsabilidade clara;
– Construir relacionamentos que geram confiança, diálogo aberto e total transparência;
– Tomar decisões com base na produtividade, não na política.
Veja a seguir algumas dicas de como desenvolver essas características e se tornar um líder de sucesso:
Não mande, inspire
– liderar é a habilidade de inspirar as pessoas a serem melhores todos os dias para alcançarem seus objetivos. Por isso é importante vivenciar o seu propósito, pois isso impactará na maneira como as pessoas se dedicam ao trabalho todos os dias. Além disso, é essencial buscar maneiras de as pessoas encontrarem seus propósitos também.
Cultive uma cultura de confiança
– Manter uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores permite criar relações de confiança. E onde há confiança, há colaboração e engajamento.
Seja autorresponsável
– A autorresponsabilidade é a capacidade de aceitar e concluir os objetivos que foram colocados com confiança. Um líder autorresponsável não sai apontando culpados ou buscando desculpas quando algo dá errado. Ele aprende com os erros e inspira confiança por meio do exemplo.
Dê e receba feedback
– O feedback é essencial para o desenvolvimento profissional e manutenção das relações. É por meio dele que se aprende e se desenvolve. Portanto, é preciso aplicar essa avaliação regularmente nos colaboradores e também estar aberta para recebê-la.